Sobe o preço, mas a qualidade...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Julie Melo Braga///

Ônibus circulam em péssimas condições. Fonte: Google
À exemplo do salário mínimo, que ganhou o grande reajuste de trinta e cinco reais, a passagem do transporte público de Aracaju também sofrerá aumento. De R$2,10, subirá para R$2,45. É o que pretendem os órgãos competentes. Todo ano, a passagem aumenta, mas o transporte continua o mesmo. Para onde vai o dinheiro? É a pergunta que surge na cabeça da população em situações como essa.
Os ônibus quase sempre estão assim. Fonte: Google
A péssima qualidade do transporte público já é assunto batido. Contamos, em 2010, com alguns ônibus novos, mas, além de a maioria ainda ser velha, a frota dos veículos não é suficiente – o que faz com que os ônibus estejam sempre lotados. Boa parte também não possui rampa de elevação para cadeirantes. O dinheiro da passagem não é investido corretamente. A cada reajuste, a frota deveria ser renovada e novos veículos deveriam circular para atender a grande demanda. Investir também na capacitação de motoristas e cobradores seria uma boa ideia. Muitos deles, principalmente motoristas, não estão aptos para a função. Não param no ponto de ônibus quando devem; correm demais – e por isso freiam bruscamente – quando estão atrasados ou porque querem mesmo; não respeitam idosos, enfim, não respeitam passageiros em geral.
Então, por que aumentar a passagem, se sabemos que mais nada mudará? Os usuários do transporte coletivo pagarão mais caro pelo mesmo serviço defasado. E outra:  a cidade, apesar de estar crescendo, é pequena. Os caminhos são curtos e, mesmo os mais longos, não valem tanto assim. Muitos falam em aumento abusivo. Em alguns casos, como este, o aumento já é um abuso por si só. Logo, falar que o aumento é abusivo é redundante.
A sociedade tem que se revoltar. Os governantes tomam decisões sozinhos, considerando apenas o que lhes é conveniente, e, sem explicações, dão por determinadas suas ordens.  Nesse caso específico, a insatisfação das pessoas é ainda maior, pois é nítido que o dinheiro que gastarão a mais não trará retorno algum. Ao contrário, a situação tende a piorar, se for levado em conta o trânsito da cidade, que tem relação (direta ou indireta) com a qualidade que deve ser oferecida aos passageiros. Com tantos problemas, o transporte tem que ser é gratuito!

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010