A negligência que causa choque

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


Por Julie Melo Braga

Choque! Essa é a palavra que descreve, literalmente, a situação vivida por meus tios, Haroldo e Adriana, na noite passada. Neste 1º de janeiro de 2013, os dois, que estão de férias em Aracaju, foram à lanchonete Franques Lanches (rua 15, conj. Santa Lúcia), na companhia de seus três filhos. Ao terminaram o lanche, meu tio foi ao caixa fazer o pagamento, enquanto a esposa e as crianças esperavam na mesa. Brincando, o caçula Marcos, de cinco anos, segurou em dois postes de ferro que sustentavam o toldo do estabelecimento. Nesse momento, ele gritou. Minha tia olhou assustada, pois percebeu que era um grito de dor. Porém, não sabia como agir, afinal o menino estava apenas com uma mão em cada poste de ferro. Paulo, o filho mais velho, também notou que não era brincadeira e segurou, então, com uma das mãos, o braço do pequeno. Foi quando a família percebeu o que estava acontecendo. Paulo foi jogado para trás pela força da corrente elétrica que era emitida daqueles postes para o seu irmão. Felizmente, a força foi tamanha que fez com que Paulo conseguisse soltar as mãos do pequeno Marcos dali. Seus braços já ficavam vermelhos da queimadura. Os dois levaram um choque e tanto!

Depois do choque elétrico, veio o choque emocional. O descaso dos funcionários e dos outros clientes daquele lugar foi de cair o queixo. Quando avisados do ocorrido, os garçons agiram como se aquilo não fosse um grande problema. Nem sequer comunicaram o fato ao dono da lanchonete, que estava ausente no momento. O menino Marcos voltou para casa aos prantos, no colo da mãe, que, abalada, também chorava. Após se acalmarem, o pai retornou à lanchonete para tentar resolver a situação. “Falei novamente com os funcionários. Perguntei se eles não iriam isolar aqueles postes que ofereciam riscos. A resposta deles foi simplesmente não”, contou indignado. Para completar, na mesma mesa próxima aos postes, já havia um casal também com uma criança. Meu tio foi até eles para alertá-los, já que os funcionários não foram capazes nem de fazer isso.

Conclusão da história: o tremendo susto de meus tios e primos foi completamente ignorado por todas as pessoas que estavam ali. Ninguém se abalou ou se comoveu com aquilo. Nenhuma palavra de solidariedade ou de afeto foi proferida no momento de angústia. Nenhuma explicação foi dada. Nem mesmo a água foi oferecida pelos garçons. Ela teve que ser paga. Não que não se possa pagar pela água. Mas o simples fato de tê-la oferecido era um gesto necessário naquela circunstância. Uma criança poderia ter morrido naquela hora. Sim, ela poderia ter morrido! Não foi um simples choque. De acordo com Renato Melo, eletricista aposentado da Petrobrás e também meu tio, ao tocar um poste com uma mão e o outro com a outra, Marcos serviu de fio terra. A corrente elétrica foi tão intensa que a criança não conseguiu se desgrudar dos postes e, ao atravessar seu corpo, poderia tê-lo matado, se passasse pelo coração.  O que aconteceu não poderia ter sido negligenciado dessa forma.

É por isso que meu tio Haroldo vai processar o estabelecimento. Sabemos que os funcionários podem não ter autonomia para resolver os problemas da lanchonete. Talvez nem soubessem que os postes estavam dando choque. Mas, pelo desprezo e falta de providência, o caso teve que ser levado à Justiça. “Fiquei chocada tanto com a imprevidência dos garçons quanto com a falta de solidariedade e humanidade das pessoas. Eu quase perdi meu filho”, desabafou minha tia Adriana. Conto aqui esse episódio não só para denunciar a lanchonete e alertar as pessoas que possam frequentá-la, mas, principalmente, para mostrar como pode ser cruel o individualismo dos seres humanos. O choque de Marcos passou, graças a Deus. Mas o choque da família permanecerá.

1 comentários:

Caroline disse...

"Assim caminha a humanidade..." O homem precisa se reinventar... onde está o cuidado, o zelo com o próximo...uma pequena mão generosa, uma simples atenção... gestos pequenos, detalhes vão sendo esquecidos.... que risco corremos...o ser humano virando um desumano ser? Não pode ser! Não podemos deixar isso prevalecer.... essa lógica está errada... o mundo estã tão "preso" ao mecanismo individualista que as pessoas não se enxergam mais, não escutam mais, não agem mais... a razão promovida pela sociedade vai encobrindo o que o humano tem de belo dentro de si....e termino esse desabafo com uma frase simples, mas pouco vivenciada por nós: "o essencial é invisível aos olhos..."





































































































































































































Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010