Considerações sobre o Jornalismo Online

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Por Julie Melo Braga

O ano é 2013 e estamos na Era Digital. E o jornalismo, como anda nessa história? Bom, o jornalismo digital ou online (eu, particularmente, prefiro esta segunda adjetivação) tem uma história recente ainda, mas que caminha a passos largos, pois o tempo não espera (com o perdão dos trocadilhos). A internet, então, popularizou-se e tornou-se um meio bastante viável para se publicar notícias.
Silva Jr. (2001) dividiu o jornalismo online em dois: o transpositivo e o hipermidiático. O primeiro se resume à transcrição do jornal impresso para a web. O segundo já se volta mais para as possibilidades de utilização de recursos digitais e a produção de conteúdo específico para a plataforma online. Já John Pavlick, da Universidade de Columbia, dividiu o jornalismo online em mais uma parte, em que o jornal é produzido exclusivamente para a internet. Ele chamou essas três categorias de primeira, segunda e terceira gerações.
O rápido desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas linguagens na internet acabam desencadeando também o aparecimento de jornais da “terceira geração”. Hoje, mais que a hipertextualidade, podemos encontrar a hipermodalidade nos jornais online, isto é, a possibilidade de reunir texto escrito e falado, sons, música, vídeo, animação, fotografia, imagens e gráficos, dando ao leitor diversas opções e modos de leitura. É o caso dos jornais O Globo (RJ), Estadão (SP) e Jornal da Imprensa (GO), só para citar alguns exemplos.
Se, por um lado, alguns jornais buscam se desenvolver na web e até superar suas versões impressas, o que é permitido pelo avanço tecnológico, por outro, outros jornais parecem não estar muito interessados nessa modalidade de jornalismo. O Jornal do Brasil (RJ) é um ótimo exemplo de conteúdo produzido exclusivamente para a web, já que o impresso saiu de circulação em 2010. Porém, ainda há aqueles que vivem na “primeira geração”, com a mera transcrição do conteúdo impresso. É o que fazem os jornais sergipanos Correio de Sergipe e Jornal da Cidade.
Boatos dão conta de que os jornais, um dia, cobrarão pelo acesso ao seu conteúdo online. Isso quando tirarem seus exemplares impressos de circulação. Mas, enquanto o acesso é grátis, os jornais online que se cuidem, pois precisam se atualizar a cada dia, não apenas nas notícias, mas também – e principalmente – nos recursos de exibição e interação com o leitor.
Lembrando ainda que a composição de um jornal online depende não só de jornalistas e textos, mas também de designers gráficos e outros profissionais responsáveis pela sua arte. Mas isso é assunto para outra conversa...


*Fonte das imagens: Google

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010