Entrevista: Suyene Correia

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Por Julie Melo Braga


A profissão de jornalista é dinâmica. O fazer jornalístico requer jogo de cintura dos jornalistas para lidar com o que der e vier. É um profissional que deve estar, no mínimo, familiarizado com diversos saberes e preparado para aprender e incorporar novas técnicas durante toda a carreira. É assim que Suyene Correia, do Jornal da Cidade, vem pautando a sua ao longo dos últimos 11 anos. Para conhecer sua opinião sobre o momento atual do jornalismo, confira a entrevista a seguir.
Suyene Correia (fonte: Google)

SimTemosPressa - Quais os pré-requisitos para ser um jornalista hoje?

Suyene Correia - Hoje e sempre, para ser jornalista, é preciso três coisas bem básicas: estar antenado com o que acontece na sua localidade e no mundo;  saber se comunicar com o público através de uma escrita direta, criativa e aprofundada sobre o assunto, no caso da imprensa escrita, onde atuo, e nunca esquecer o compromisso com a ética.

STP
- Fale um pouco sobre os meios em que você atua e já atuou.

SC - Há 11 anos atuo no Jornalismo Cultural, escrevendo para o Caderno de Variedades no Jornal da Cidade. Meu foco é mais o cinema e como válvula de escape para outras elocubrações, resolvi criar o blog  Bangalô Cult , há quase seis anos. Também já comandei um programa de rádio na Aperipê FM, o Claquete, durante um ano, e colaborei para a revista Ícone e para o Portal Infonet, dando dicas de DVDs.

STP - Você utiliza a internet a favor da sua profissão? Como?

SC - Sim, utilizo muito a internet. É um banco de dados fantástico, serve como referência para me ajudar em matérias mais complexas e que demanda pesquisa. Claro que procuro fontes confiáveis, para não publicar falsos dados. Também o facebook, atualmente, tem sido um meio de divulgação de eventos na cidade e me ajuda muito a compor a agenda cultural veiculada semanalmente no JC.

STP - Que ferramentas online você utiliza?

SC - Não tenho twitter. Só facebook. Navego muito no youtube, também, garimpando novos sons.

STP - Na sua opinião, os jornais impressos sucumbirão aos jornais online?

SC - Essa história do impresso sucumbir ao jornal on line, acho que está longe de acontecer. Pelo menos para publicações como o Zero Hora (RS), O Estado de São Paulo (SP), O Globo (RJ). Isso porque essas empresas têm excelentes profissionais, que fazem com que o leitor faça questão de comprar o jornal para guardar aquela página bem diagramada, a ótima cobertura que um crítico fez do Festival de Cannes ou do Lollapalooza, uma crônica bem escrita de um ícone da literatura como Veríssimo ou Ignácio de Loyola. Já outras empresas, que não estão investindo numa nova concepção jornalística - e isso daria horas de conversas e dezenas de laudas, se fosse para eu me aprofundar -, realmente correm o risco de acabar, bem mais cedo do que imaginam. Há uma necessidade de se rever o modelo ultrapassado e capenga que perdura há anos, em certos diários.

STP - O que você acha que poderia ser feito para que, no futuro, jornais impressos e online pudessem conviver em harmonia?

SC - Investimento em ambos os meios. O que acontece muito hoje é um descompasso nesse sentido. As empresas estão investindo mais no on line, que no impresso. É preciso que haja um equilíbrio para que os dois consigam andar bem, sem um engolir o outro. 

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010