Sobre as agências de notícias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Por Julie Melo Braga


No mundo contemporâneo, a rapidez com que as informações são fornecidas e trocadas e a agilidade que conduz o jornalismo atual não são mais novidade para ninguém. Muitas vezes, para que cumpram os horários de fechamento ou mesmo por indisponibilidade de equipe ou recursos, os veículos de comunicação fazem uso das agências de notícias. Elas são empresas que fornecem informações jornalísticas aos mais diversos meios de comunicação: jornais, televisão, rádio, web etc. Em outras palavras, um agência de notícias pode ser considerada um mercado de informações, em níveis local, nacional e mundial.
Reuters (Inglaterra), EFE (Espanha) e Agence France-Presse (França) são grandes agências de notícias, disseminadoras de informações para todo o mundo. Um bom exemplo nacional é a Agência Estado, do Grupo Estado de São Paulo. A agência produz conteúdo não só para os veículos pertencentes ao mesmo grupo, mas também a outros veículos de comunicação. Com ênfase na geração de conteúdos, a Agência Estado opera ainda no desenvolvimento de plataformas alternativas de disseminação e disponibilização daquilo que produz. Sem dúvida, aumenta a facilidade de acesso e, portanto, a divulgação do conteúdo que gera.
Vale lembrar ainda que as agências vendem suas notícias para os meios de comunicação. Uma exceção é a Agência Brasil, que é pública, logo, fornece gratuitamente seus conteúdos jornalísticos. O acesso é livre também para qualquer leitor interessado em se informar.

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010