O jornalismo on-line do Correio da Manhã

terça-feira, 5 de março de 2013


Por Julie Melo Braga

O jornal Correio da Manhã é o de maior tiragem e o mais lido em Portugal. Sua versão on-line não fica para trás. Sua dinamicidade demonstra que o Correio da Manhã está antenado e atende aos pré-requisitos do jornalismo on-line atual.
De início, tem-se a hipertextualidade. Na página de cada notícia, há links para outras notícias da mesma editoria, com o intuito de  chamar a atenção dos leitores para assuntos da mesma área. Seguindo essa linha, ao final de cada notícia, há tags com as principais palavras da matéria que levam a outras notícias com a mesma palavra.
            A multimidialidade fica por conta dos vídeos, fotogaleria, infográficos e mapas. No quesito interação, o leitor não tem do que reclamar. As notícias podem ser compartilhadas no facebook e no twitter ou ainda enviadas por email. É possível ainda deixar um comentário ou mesmo corrigir a notícia. Isso mesmo! Encontrou algum erro na matéria? Na opção Corrigir, insira seu nome, email e comentário com a correção que deseja fazer. Gostou da notícia? Sim ou não? Você pode deixar sua opinião.
            Com uma simples análise, é possível perceber que o Correio da Manhã cumpre as principais características do jornalismo on-line: hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. Dentre as quais, destaco esta última, que, de fato, chama a atenção pela quantidade de recursos oferecidos aos leitores.

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010