Tradição no jornalismo impresso, El País conquista o mundo digital

quinta-feira, 14 de março de 2013


Por Julie Melo Braga


            Para quem procura convergência nos jornais on-line, uma boa dica é o El País. O maior jornal impresso da Espanha já mostrou que sabe atuar também no mundo digital. A convergência entre arte e comunicação, identificadas nos recursos audiovisuais, é presença constante nesse jornal on-line.
            Comum em outros jornais, a hipertextualidade no El País possibilita que o leitor, se quiser, aprofunde sua leitura, através do ‘Noticias Relacionadas’, não só do próprio jornal, como também de outros meios de comunicação. O El País vai além da hipertextualidade verbal, publicando fotos, vídeos, gráficos, recursos de áudio, tabelas etc. É possível identificar também outros componentes da convergência, como interatividade, atualidade, instantaneidade, personalização, memória e multimidialidade.
            Para cumprir a atualidade e a instantaneidade, há um box com as notícias de ‘Última Hora’. El País inovou publicando charges, comum nos jornais impressos. Pensando em atrair cada vez mais leitores, e não somente através das notícias,  o El País disponibiliza em seu site links para jogos, calendário, previsões do tempo, horóscopos e gráficos de cotação da bolsa de valores.
            A interatividade no El País e no jornalismo on-line de modo geral dinamiza não só os leitores, mas também os próprios jornalistas. Como afirma Anabela Gradim (2002, apud VIANA, 2009, p.14), a interatividade e relacionamento com o público permitem uma maior apuração das informações.
            A presença de fotos, vídeos, animações, sons, gráficos, entre outros, é extremamente marcante no jornal. É possível aqui também o compartilhamento das notícias, por meio das redes sociais ou de e-mail. O jornal, que há 30 anos circula na versão impressa, conquistou também o ambiente virtual e mostra que não é um mero repetidor de conteúdo. 

0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010