Por Julie Melo Braga
Os jornais online estudados desta semana são The Sydney Morning Herald (Austrália), The China Daily (China), The New York Time (EUA), The Times of India (Índia), The Irish Times (Irlanda), The Guardian (Reino Unido). Eles são, esteticamente,
bem parecidos. O layout de todos eles é feito, predominantemente, na cor
branca. Essa característica torna o visual mais clean. O The Sydney Morning
Herald, por exemplo, tem sua página inicial dividida em três colunas. Isso
somado à característica anterior facilita a leitura e deixa a navegação mais
agradável.
Outra característica comum a eles é a divisão em
editorias. O The New York Time e o The Times of India, porém, iniciam suas
páginas com as notícias misturadas, sem a classificação da editoria. O jornal
americano, além de publicar grande quantidade de notícias na página inicial,
possui a fonte muito pequena, dando espaço para mais conteúdo. Já o jornal
indiano não publica fotos ou qualquer outro tipo de imagem na maioria de suas
matérias. Desse ponto de vista, ambos deixam sua leitura cansativa e pouco
atrativa. O The China Daily, assim como o indiano, não coloca imagens em grande
parte das matérias. Por isso e pelo excesso de conteúdo na página principal,
seu visual é grosseiro.
O The Guardian também possui muitas matérias na primeira
página, mas, ao contrário dos outros, elas são separadas por linhas, o que
facilita a visualização e deixa o jornal organizado. Mas, sem dúvida, de todos,
o que possui um visual mais limpo e atrativo é o The Irish Times, não só pelas
cores claras, mas também pela organização das notícias. Há sempre uma imagem em
cada matéria na página inicial, o que ajuda a visualizá-las melhor. Por essa
razão, o jornal irlandês foi o que eu mais gostei. Com certeza, acesarei mais
vezes este online.
Todos esse jornais possuem pouca ou quase nenhuma
publicidade. Este é um aspecto positivo, pois não deixa o visual da página
carregado e também não incomoda os leitores. Já com relação à interatividade com
o leitor, o que predomina é a possibilidade de compartilhar o conteúdo nas
redes sociais. The Sydney Morning Herald, The Times of India e The Guardian
ainda permitem que os leitores comentem as matérias. Ainda nesse quesito, o
única que se diferencia dos demais é o The Times of India. A novidade é que o
jornal faz uma enquete para saber a opinião dos internautas.
É impressionante como esses jornais ainda não
disponibilizaram recursos diferentes de interação com o leitor. Apesar dos
avanços tecnológicos e das diversas possibilidades que o jornalismo digital proporciona,
esses jornais continuam oferecendo as mesmices da maioria. Vale ressaltar ainda
que esse jornais online foram considerados apenas nos aspectos de layout e de
interatividade. Há vários outros aspectos, com certeza, que o fazem ganhar em
qualidade ou não.
0 comentários:
Postar um comentário