Layouts e interatividade

terça-feira, 26 de março de 2013


Por Julie Melo Braga

Os jornais online estudados desta semana são The Sydney Morning Herald (Austrália), The China Daily (China), The New York Time (EUA), The Times of India (Índia), The Irish Times (Irlanda), The Guardian (Reino Unido). Eles são, esteticamente, bem parecidos. O layout de todos eles é feito, predominantemente, na cor branca. Essa característica torna o visual mais clean. O The Sydney Morning Herald, por exemplo, tem sua página inicial dividida em três colunas. Isso somado à característica anterior facilita a leitura e deixa a navegação mais agradável.

Outra característica comum a eles é a divisão em editorias. O The New York Time e o The Times of India, porém, iniciam suas páginas com as notícias misturadas, sem a classificação da editoria. O jornal americano, além de publicar grande quantidade de notícias na página inicial, possui a fonte muito pequena, dando espaço para mais conteúdo. Já o jornal indiano não publica fotos ou qualquer outro tipo de imagem na maioria de suas matérias. Desse ponto de vista, ambos deixam sua leitura cansativa e pouco atrativa. O The China Daily, assim como o indiano, não coloca imagens em grande parte das matérias. Por isso e pelo excesso de conteúdo na página principal, seu visual é grosseiro.

O The Guardian também possui muitas matérias na primeira página, mas, ao contrário dos outros, elas são separadas por linhas, o que facilita a visualização e deixa o jornal organizado. Mas, sem dúvida, de todos, o que possui um visual mais limpo e atrativo é o The Irish Times, não só pelas cores claras, mas também pela organização das notícias. Há sempre uma imagem em cada matéria na página inicial, o que ajuda a visualizá-las melhor. Por essa razão, o jornal irlandês foi o que eu mais gostei. Com certeza, acesarei mais vezes este online.

Todos esse jornais possuem pouca ou quase nenhuma publicidade. Este é um aspecto positivo, pois não deixa o visual da página carregado e também não incomoda os leitores. Já com relação à interatividade com o leitor, o que predomina é a possibilidade de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. The Sydney Morning Herald, The Times of India e The Guardian ainda permitem que os leitores comentem as matérias. Ainda nesse quesito, o única que se diferencia dos demais é o The Times of India. A novidade é que o jornal faz uma enquete para saber a opinião dos internautas.





É impressionante como esses jornais ainda não disponibilizaram recursos diferentes de interação com o leitor. Apesar dos avanços tecnológicos e das diversas possibilidades que o jornalismo digital proporciona, esses jornais continuam oferecendo as mesmices da maioria. Vale ressaltar ainda que esse jornais online foram considerados apenas nos aspectos de layout e de interatividade. Há vários outros aspectos, com certeza, que o fazem ganhar em qualidade ou não.





0 comentários:

Postar um comentário

COMO COMENTAR


Pode parecer simples, mas muita gente que acessou nosso blog não soube como postar um comentário. Então, atendendo a solicitações, segue a explicação passo a passo de como comentar:


1- Ao final de cada postagem, há um link chamado comentários.
Clique nele;


2- Será aberta uma caixa de texto. Escreva seu comentário nela;


3- Abaixo da caixa de texto, clique na setinha à direita do item Comentar como e, em seguida, escolha a opção Nome/URL. Digite seu nome e clique em Continuar e depois em Visualizar. Ou, se preferir, escolha a opção Anônimo, para não se identificar.


4- Por fim, clique em Postar comentário.
Após nossa moderação, seu comentário poderá ser visualizado.


*Abaixo do seu comentário, pode ser que apareça uma caixinha contendo letras e/ou números aleatórios. Digite-os conforme o exposto. Então, clique novamente em Postar comentário.




 
SIM, TEMOS PRESSA! | by TNB ©2010